Estrutura de uma fonte tipográfica

Tipo Assim: Estrutura de uma fonte tipográfica

Tipografia é um bicho estranho. No entanto, dominar seus conceitos básicos ajuda muito no trabalho desse bicho mais estranho, que é o designer gráfico🖌️📝. Precisamos conhecer a estrutura básica de uma fonte tipográfica para isso. Um dos conceitos mais básicos para entender a anatomia dos tipos são as “linhas” ou  “alturas” que marcam partes da estrutura de uma fonte.

Uma versão reduzida desse conteúdo pode ser vista lá no meu Instagram.

Linhas principais de uma fonte
Linhas principais de uma fonte

a – Ascenders (ascendentes)
c – Caps Height (maiúsculas)
x – x Height (minúsculas)
b – Baseline (linha base)
d – Descenders (descendentes)

Ascenders (ascendentes)

Os ascendentes são as hastes das letras minúsculas que costumam ser os elementos mais altos do conjunto principal de caracteres de uma família tipográfica.  Acima deles ficam os diacríticos (as marcas de acentuação).

Tipo Assim: Ascendentes

Caps Height (maiúsculas)

A altura das letras maiúsculas (Capitals, no inglês), costuma ser um pouco menor do que as hastes das minúsculas. Desse modo essas letras não predominem tão fortemente na mancha de texto, já que costumam ser mais largas e mais grossas.

Linha Maiúsculas

X Height (minúsculas)

A marcação da altura das letras minúsculas é chamada de altura x, pois esse é o caractere que costuma ser utilizado como base para essa linha. Essa altura varia muito de fonte para fonte. Em média, costuma estar entre 50 e 70% da altura das maiúsculas.

[/

Baseline (linha base)

A linha base é a linha onde os caracteres “descansam”. É a linha principal da fonte e costuma aparecer como uma linha rosa ou ciana quando se está alinhando ou movendo textos em aplicativos como InDesign e Illustrator.

Descenders (descendentes)

Descendentes são as partes de um caractere que ultrapassam a linha de base da fonte. Alguns exemplos são a base do j e do g minúsculos.

Esses são alguns dos elementos estruturais de uma família tipográfica ou fonte. Existem muitos outros elementos importantes que ajudam no desenho de letras e tornam os estilos distintos. Futuramente vou abordar outros. Por enquanto, você pode dar uma olhada no artigo sobre famílias tipográficas na Wikipédia.