Naming Iupp - Itaú
Como sócio, estrategista de marcas e designer na Mercatto Branding, uma divisão de gestão de marcas dentro da Mercatto Comunicação, em Cuiabá-MT, tive a oportunidade de atuar junto de grandes marcas em vários projetos. Um destes projetos foi o nome para um serviço do Banco Itaú.
Nosso desafio foi o de criar um novo nome para substituir o atual e já consagrado programa de pontos “Sempre Presente”. A partir do briefing, a equipe de design deixou o escopo do projeto livre para que pudéssemos sugerir a melhor metodologia e a dinâmica do trabalho.
Como se tratava de uma mudança de nome, era importante ouvir diferentes pessoas a respeito das expectativas e das prioridades de cada área com esse projeto. Além das pesquisas e trabalhos internos, foram 2 dias intensos de Workshop, no qual mais de 20 pessoas se reuniram, discutiram e estabeleceram os pilares de personalidade que esse novo nome deveria ter (confiança, acesso e felicidade) para só então, começarmos a criação propriamente dita.
O desenvolvimento dos processos, organização das reuniões e participação das rodadas criativas aconteciam sempre junto com a Ana Carolina Siqueira, sócia, estrategista e redatora além da equipe de profissionais da Mercatto.
A proposta final aprovada foi IUPP, nasceu de um acrônimo (Itaú Único Programa de Pontos), que se assemelhava, de certa forma, ao nome Itaú, e soava como uma comemoração (iupi!). A proposta foi uma das criações da Ana Carolina Siqueira.