Lanaki Cosméticos

Lanaki é uma marca brasileira que cria fórmulas para o ciclo diário completo de cuidado com a pele. Seus produtos combinam ativos selecionados, inteligência e tecnologia para criar soluções capazes de garantir a limpeza, saúde, hidratação, vitalidade e beleza da pele, além de resgatar a autoestima das pessoas.

Esse foi um projeto desenvolvido por Cleberson Faustino. Minha missão foi auxiliar Faustino processo de desenvolvimento da estratégia da marca e de sua identidade visual, tendo também, em todo o processo, a companhia de Thiago Marques como estrategista e redator.

Nesse processo completo de branding, foram desenvolvidas as estratégias da marca, seu posicionamento, naming, logo, identidade visual e embalagens. Foram muitas reuniões, entrevistas e discussões para se chegar a um resultado do qual, tenho certeza, todos se orgulham bastante.

A primeira etapa, de levantamento de dados e diagnóstico, é a principal etapa de um processo de gestão de marca: Todo o restante da criação é consequência desse pensamento central. Nessa fase, entrevistas, reuniões, sondagens e o uso de diversas ferramentas foram o insumo para o desenvolvimento de elementos-chave da marca, como o conceito da marca, seus valores, proposta de valor e outros pilares que constituem o core da marca.

Infelizmente, essa é a parte que pouco pode ser mostrada, já que muito do que é criado tem relação com a estratégia de atuação da marca.

Os primeiros ativos da marca tomaram forma logo em seguida, com a criação do nome, seu manifesto e tagline.

A criação de um logo pode se dar de várias maneiras, mas algumas etapas estão sempre presentes.É um processo criativo feito com estratégia, experimentação e muitos testes. É importante haver uma sinergia entre o cliente e a criação, para que tudo corra bem.

 

Muitas soluções podem responder a uma mesma estratégia. Para escolher e ter um bom resultado, é preciso de ideias, testes e aperfeiçoamento.

Muitas propostas chegam a ser testadas. O importante é entender o que funciona, o que não e, o mais importante, o que é adequado para a marca.

Algumas ideias são levadas adiante, evoluídas e apresentadas ao cliente. É comum esse processo se repetir por mais de uma vez.

O resultado dessa etapa foi um logo que uma tipografia exclusiva. É simples e claro. É sofisticado mas, ao mesmo tempo, próximo.

 

O lettering (letras) criado para a marca, assim como a maioria dos projetos tipográficos, exige compensações visuais que fogem do tradicional grid construtivo. Esses pequenos ajustes tornam o conjunto mais harmonioso e visualmente equilibrado.

O logo Lanaki pode ser utilizado em 3 diferentes composições. Pode ser usado de forma isolada, com o descritivo ou apenas com o tagline.

Os demais elementos gráficos, além do logo, de uma marca, podem ser tão importantes quanto o próprio logo: conjunto de cores, aplicação de descritivos e taglines, tipografia, padronagens, tratamento de imagem etc.

Um desses elementos foi o símbolo, desenvolvido como um item distinto do logo, utilizado nas embalagens e em outros momentos da comunicação da marca: ele representa a beleza e a transformação com a projeção simplificada de uma chama.

Estas embalagens foram concebidas com uma estrutura firme e robusta, mantendo o minimalismo característico de toda a identidade da marca. Composta por três cores básicas – branco na parte superior (tampa), verde na base, e cinza/prata nos textos e marca – destacam-se alguns elementos-chave, como o uso do metálico prateado no logo e no símbolo da chama, e a faixa verde, criada pelo espaço entre a tampa e a base. Frases relacionadas à proposta de valor da marca são discretamente inseridas na base, tornando-se visíveis ao abrir a embalagem. O resultado é uma linha que encapsula a simplicidade do cuidado diário com elegância e qualidade.

As imagens apresentadas são visualizações em 3D, inicialmente criadas de forma simplificada para a apresentação do conceito das embalagens ao cliente. Posteriormente, evoluí e finalizei a construção 3D utilizando o Blender. As imagens utilizadas na comunicação da marca são outras, fotografadas, e estão disponíveis no perfil da marca nas redes sociais.

Finalizando tudo, temos a criação da primeira série de peças de comunicação da marca, aqui apresentada como posters e posts para redes sociais. Essas peças são a junção de tudo o que foi desenvolvido nesse longo processo e representam o pontapé inicial da entrada da marca no mercado.