Ao desenvolver um logo, seja para você, seja para um cliente, normalmente surge a dúvida: devo criar um símbolo? Esse símbolo pode ser um elemento que acompanhe o texto ou que seja utilizado como um item adicional, como suporte ao logo oficial. No entanto, se você não tem um bom motivo para incluir um símbolo no seu logo, não inclua.
Existem vários motivos para se considerar ter um símbolo em um logotipo:
• O logo pertence a uma marca histórica que já possui algum elemento gráfico associado;
• A marca é de um app presente em alguma mobile store;
• O logo precisa ser representado em espaços muito pequenos;
• Haverá um grande investimento ou presença em mídia.
Aqui estão dois exemplos de projetos que desenvolvi onde não houve a necessidade de se criar um símbolo:
Para a chef Ariani Malouf (@arianimalouf), representei a mistura de atuações, ideias e receitas com uma combinação de estilos diferentes de letras, no trabalho desenvolvido na @mercattocomunicacao. Nenhum símbolo foi necessário.
Na identidade turística feita para Nobres, em parceria com o Sebrae-MT, o fluxo das águas foi representado por letras sinuosas. #alltype. Dê uma olhada no projeto completo lá no site da Mercatto Comunicação.
Cada caso tem suas peculiaridades. O uso ou não de um símbolo deve ser analisado individualmente, mas parta do princípio de que, se nada indicar o contrário, o símbolo pode ser dispensável.